FETAEPE realiza planejamento 2025 da Comissão Estadual de Mulheres Assalariadas Rurais
O planejamento anual da Comissão Estadual de Mulheres Assalariadas Rurais (CEMAR), nos dias 29 e 30 de março, foi um momento de muita troca de afeto e ideias. Com o foco em politizar a pauta da presença das mulheres nos espaços de discussão política dentro e fora dos sindicatos, foram pensadas e construídas atividades e ações que vão compor a agenda da CEMAR nos próximos meses de 2025, em diálogo com o planejamento da Federação, definido na mesma semana.
A partir da mediação de Milena Prado, assessora técnica do DIEESE, o encontro discutiu relações de gênero e divisão sexual do trabalho, o perfil das mulheres no mercado de trabalho – com dados apresentados por Jackeline Natal, também do DIEESE - e as mulheres e os espaços de participação política, com falas importantes Jorgiane Araújo e Teresa Souza, respectivamente secretária da Mulher Trabalhadora e secretária de Administração e Finanças da CUT-PE. A presidenta da FETAEPE e diretora da CEMAR apresentou o Regimento Interno da Comissão e conversou sobre os papeis de cada representante no funcionamento e sucesso do grupo.
Teresa Souza e Jorgiane Araújo, da CUT-PE
Para elencar as prioridades tanto para os próximos meses de 2025 quanto para os próximos dois anos de mandato da atual gestão da Diretoria da FETAEPE, as representantes da CEMAR se dividiram em grupos e discutiram sobre as atividades mais urgentes em termos de valorização do trabalho da mulher assalariada rural e o seu papel na luta sindical. Os pontos em comum foram discutidos de forma separada, nos grupos foram, posteriormente, trazidos para uma conversa com todas as presentes.
A partir disso, a demanda e as responsabilidades de cada componente da Comissão serão construídas em reuniões e monitoramento frequentes, que devem demonstrar a importância e o potência de ter uma comissão voltada para levantar, fomentar e incentivar a presença de mulheres nos espaços de discussão e decisão política nos sindicatos, movimentos sociais, poderes legislativos e executivo, entre outros.
« voltar